Em 1777, Portugal e Espanha celebraram o Tratado de Santo Ildefonso, chegando assim a um acordo sobre os limites entre os domínios ibéricos na América do Sul. O Tratado de Madri (1750) tinha sido anulado em 1761 e ambas as coroas tinham se enfrentado na Guerra dos Sete Anos na Europa, havendo sérias disputas coloniais na região amazônica e na região platina. O acordo de 1777, entretanto, consolidou as posições portuguesas na Amazônia e entregou a Colônia do Sacramento (no rio da Prata) à Espanha. Analise atentamente as afirmações que se seguem:
I. Pouco antes do Tratado de 1777, conflitos fronteiriços entre espanhóis e portugueses colocaram em questão a posse de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, assim como o vale do rio Branco, no extremo norte da América Portuguesa.
II. Mesmo depois do Tratado de 1777, diversos litígios de fronteiras no Brasil persistiram até o final do século XIX e início do século XX, como as questões do Pirara, do Amapá e do Acre, por exemplo.
III. No vale do rio Branco e em outras partes da Amazônia, as alianças com os povos indígenas foram fundamentais para dirimir as disputas territoriais entre as coroas ibéricas.
IV. Os espanhóis estabeleceram povoações na bacia do rio Branco entre 1773 e 1775, antes dos portugueses, levando estes últimos a expulsar os primeiros, negociando descimentos com lideranças Paraviana e Wapixana, entre outras etnias, e construindo o forte São Joaquim.
São verdadeiras:
I, II, III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Apenas III.