Em 1532, o navegador espanhol Francisco Pizarro conquistava o poderoso Império Inca. Seus irmãos, Hernando e Pedro, que participaram dessa conquista, assim iniciaram o relato da inesquecível Batalha de Cajamarca, considerada o principal marco desse processo por ter resultado na prisão do Imperador Ataualpa:
“A prudência, o rigor, a disciplina militar, o trabalho, as perigosas navegações e as batalhas dos espanhóis – vassalos do mais invencível imperador do Império Católico Romano, nosso rei e senhor – causarão alegria aos crentes e terror aos infiéis. Por essa razão, e para a glória de Deus nosso Senhor e para servir à Majestade Católica Imperial, pareceu-me bom escrever essa narrativa e enviá-la a Sua Majestade, para que tenha conhecimento do que aqui é relatado”
(Retirado de Diamond, Jared – Armas, germes e aço; os destinos das sociedades humanas – Rio de Janeiro: Record, 2001 - p. 69)
Esse encontro entre espanhóis e indígenas na América revela
uma preocupação dos espanhóis em preservar a cultura indígena, oferecendo-lhes, porém, a possibilidade da conversão ao catolicismo.
uma proposta religiosa e econômica de domínio, caracterizada pela difusão e imposição do catolicismo e exploração de metais preciosos.
uma proposta eminentemente católica, sem obrigatoriamente um viés econômico.
uma imposição católica sobre os “infiéis”, preservando, porém, sua cultura e costumes para melhor controlá-los.