“Ele sentou-se em um trono de ouro, colocou a República na via do Império e erigiu a própria estátua num templo de Roma. Enquanto viveu, foi o monarca todo poderoso cujo nome ficaria para a posteridade como sinônimo de autoridade absoluta.”
(SALLES, CATHERINE. História Viva: Grandes Temas. Ed. Especial nº.45. São Paulo: Ediouro Duetto Editorial Ltda, [s.d.], p.13)
O texto acima reporta a Caio Júlio Cesar, ditador da República Romana, que se tornou célebre porque: Assinale a alternativa CORRETA:
Ao abolir a escravidão por dívidas, provocou uma revolta da aristocracia, que o forçou a abdicar do trono, dando início a um retrocesso das instituições republicanas.
Ao tentar limitar o poder do senado romano, foi vítima de uma conspiração aristocrática, que culminou com seu assassinato, dando início ao Segundo Triunvirato.
Ao conceder liberdade de culto aos cristãos em Roma, acabou por motivar uma série de conflitos religiosos entre pagãos e cristãos, provocando a queda da República Romana.
Ao propor uma reforma agrária para limitar o poder da aristocracia romana, provocou um período de sérias crises políticas que culminaram com a criação do Segundo Triunvirato.
Ao restringir as magistraturas romanas, que corrompiam a máquina administrativa do Estado, provocou uma revolta no senado romano que o depôs dando início ao Império Romano.