ENEM 2018 segunda aplicação

Ela parecia pedir socorro contra o que de algum modo involuntariamente dissera. E ele com os olhos miúdos quis que ela não fugisse e falou:

— Repita o que você disse, Lóri.

— Não sei mais.

— Mas eu sei, eu vou saber sempre. Você literalmente disse: um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só.

— Sim.

Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade, que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta? Não, não quero ser feliz. Prefiro a mediocridade. Ah, milhares de pessoas não têm coragem de pelo menos prolongar-se um pouco mais nessa coisa desconhecida que é sentir-se feliz e preferem a mediocridade. Ela se despediu de Ulisses quase correndo: ele era o perigo.

LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

A obra de Clarice Lispector alcança forte expressividade em razão de determinadas soluções narrativas. No fragmento, o processo que leva a essa expressividade fundamenta-se no

a

desencontro estabelecido no diálogo do par amoroso. 

b

exercício de análise filosófica conduzido pelo narrador. 

c

registro do processo de autoconhecimento da personagem. 

d

discurso fragmentado como reflexo de traumas psicológicos. 

e

afastamento da voz narrativa em relação aos dramas existenciais.

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Resposta
C
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Resolução
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Dicas
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Dicas sobre como resolver essa questão
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Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
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Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Habilidade

Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

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