“Edward Glaeser é um dos economistas mais brilhantes do mundo e [o livro] Os Centros Urbanos é uma obra de arte. Por meio de uma combinação perfeita de Economia e História, o autor explica por que as cidades são a maior invenção da espécie humana. O livro mostra como as cidades não só sobreviveram, mas prosperaram, apesar de a tecnologia moderna ter reduzido a importância da localização geográfica das pessoas.”
Steven D. Levitt, contracapa do livro Os Centros Urbanos de Edward L. Glaeser publicado em Rio de Janeiro: Elsevier/Campus em 2011
Tendo em vista o texto (e os dados da realidade) é correto afirmar que
o autor vê outras vantagens na permanência das pessoas nas cidades que a mera situação de localização das pessoas umas próximas às outras.
as tecnologias modernas, segundo o texto, reforçaram a necessidade das cidades, visto que elas se localizam dominantemente nesses espaços.
segundo o autor, as cidades não vão sobreviver nem prosperar, se não melhorarem sua localização geográfica com tecnologias modernas.
a tecnologia moderna que teria reduzido a importância da localização geográfica das pessoas é representada pelos meios de transportes aéreos.
as cidades sobreviveram e prosperaram em termos econômicos, mas em termos demográficos elas estão deixando de crescer no mundo e no Brasil.