UFPR 2009

É um mal, de que só a raça negra logra imunidade, raro desmentida apenas no curso das mais violentas epidemias (...). Conservadora do elemento africano, exterminadora do elemento europeu, a praga amarela, negreira e xenófoba, atacava a existência da nação na sua medula, na seiva regeneratriz do bom sangue africano, com que a corrente imigratória nos vem depurar as veias da mestiçagem primitiva, e nos dava, aos olhos do mundo civilizado, os ares de um matadouro da raça branca.

(Rui Barbosa. In CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. 2004, p. 57.)

Sobre o trecho acima e a forma como o autor analisa o problema da febre amarela ocorrido especialmente em concentrações urbanas no Brasil, no final do século XIX, é correto afirmar:

a

Para Rui Barbosa, a miscigenação dos imigrantes europeus com os negros garantiria a solução do problema enfrentado com a febre amarela, uma vez que as gerações seguintes seriam imunes à doença.

b

A indignação do autor deve-se ao fato de que, dado que os imigrantes europeus residentes no Brasil, naquele período, possuíam excelentes condições habitacionais e de higiene, não deviam contrair a febre.

c

A explicação do autor sobre a febre amarela deriva de uma visão civilizatória da sociedade brasileira e da defesa do embranquecimento da população, crenças comuns nos meios intelectuais e políticos do Brasil, no final do século XIX.

d

A preocupação do autor com os efeitos da febre amarela devia-se ao risco de o Brasil perder a imagem de país civilizado que tinha conquistado diante dos outros países do mundo.

e

Rui Barbosa afirma que somente a raça negra possuía imunidade à febre amarela, devido ao cuidado que os proprietários de escravos tinham em vaciná-los contra essa doença, quando os compravam, visando a proteger seu investimento.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar