UEMG 2015

É PRECISO DISCUTIR OS LIMITES DOS MERCADOS EM QUESTÕES MORAIS. 

Será que existe algo de errado com a compra e venda de coisas? Há quem diga que não. As pessoas deveriam estar autorizadas a comprar o que quer que alguém esteja interessado em vender. Outros acreditam que há coisas que o dinheiro não deveria comprar. Mas o quê? (...) 

Para responder perguntas como essas, precisamos propor uma pergunta ainda maior: que papel o dinheiro e os mercados deveriam desempenhar em uma boa sociedade? 

Quase sem percebermos, derivamos da posição de economias de mercado para a de sociedades de mercado. 

Deveríamos nos preocupar com essa tendência por dois motivos. Primeiro, à medida que o dinheiro ganha maior primazia nas sociedades, a riqueza ganha importância. 

Quando o dinheiro começa a governar o acesso à educação, à saúde, à influência política, a vida se torna mais difícil para as pessoas desprovidas de posses. Quando o mercado controla tudo, a desigualdade é mais aguda. 

Uma segunda razão para que resistamos a definir preços aplicáveis a todas as atividades humanas está em que fazê-lo pode corromper (...) 

Para decidir se devemos permitir compra e venda de toda a atividade humana, temos de refletir sobre questões difíceis envolvendo a dignidade humana e a responsabilidade cívica.(...) 

SANDEL, Michael J. Folha de S.Paulo. Caderno mercado B6. sexta-feira, 4 de janeiro de 2013.( Texto adaptado)

ECONOMIA DE MERCADO E SOCIEDADE DE MERCADO são duas terminologias que aparecem, há algum tempo, levando-nos a refletir sobre elas.  Assinale V ou F nas afirmativas abaixo: 

 

I. ( )Economia de Mercado é uma ferramenta para organizarmos as atividades produtivas.

II. ( )Sociedade de Mercado é um ambiente em que quase tudo está à venda.

III. ( )Economia de Mercado torna-se um ambiente com a finalidade de gerar riquezas.

IV. ( )Sociedade de Mercado agrupa com mais facilidades ricos e pobres.

Com relação à Economia de Mercado e à Sociedade de Mercado, estão CORRETAS as afirmativas: 

a

I e III.

b

II e IV.

c

I e II.

d

III e IV.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar