UnB 2010/2

É o fogo do mal dos ardentes que queima as populações do ano 1000. Uma doença desconhecida que provoca um terror imenso. Mas o pior está por vir: a peste negra devastará a Europa e ceifará um terço de sua população durante o verão de 1348. Como a AIDS, para alguns, essa epidemia é vivida como uma punição do pecado. Então, procuram-se bodes expiatórios e encontram-se os judeus e os leprosos, acusados de envenenar poços. As cidades isolam-se, proibindo-se a entrada de estrangeiro suspeito de trazer o mal. A morte está em toda a parte, na vida, na arte, na literatura. Contudo, os homens desse tempo temem muito mais outra doença, a lepra, considerada o sinal distintivo do desvio sexual.

Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: no rastro de nossos medos. São Paulo: UNESP, 1998, p. 78-9 (com adaptações).

Julgue o item a seguir com base no texto acima e considerando a obra apresentada acima, de Jerônimo Bosch (séculos XV-XVI), pintor famoso por suas aterradoras representações da vida e da morte.

As pessoas acometidas da peste bubônica apresentam as glândulas linfáticas comprometidas e, consequentemente, o organismo fica totalmente vulnerável e incapaz de produzir linfócitos.

a

CERTO

b

ERRADO

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar