É ELA! É ELA!
É ela! é ela! — murmurei tremendo,
E o eco ao longe murmurou — é ela!...
Eu a vi... minha fada aérea e pura,
A minha lavadeira na janela!
Dessas águas-furtadas onde eu moro
Eu a vejo estendendo no telhado
Os vestidos de chita, as saias brancas...
Eu a vejo e suspiro enamorado!
Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!
Como dormia! que profundo sono!...
Tinha na mão o ferro do engomado...
Como roncava maviosa e pura!...
Quase caí na rua desmaiado!
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ÁLVARES DE AZEVEDO – É ela! É ela!
Nas estrofes iniciais de “É ela! É ela!”, de Álvares de Azevedo, o sujeito lírico mostra-se atordoado diante das facetas discrepantes de sua amada, que ora lhe aparece como “fada aérea e pura”, ora como simples “lavadeira”. O autor explora essa duplicidade da figura da amada com o propósito evidente de _______ uma das características centrais da estética ultrarromântica, qual seja, ____________.
Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.
ridicularizar / a representação das classes operárias.
ilustrar / a religiosidade.
ironizar / o uso do poema-piada.
ilustrar / a preocupação com a atividade econômica.
ironizar / a idealização da figura feminina.
O poema "É ela! É ela!" de Álvares de Azevedo, expoente do Ultrarromantismo brasileiro, apresenta, em tom de galhofa, uma mulher amada que é idealizada e ao mesmo tempo é uma simples lavadeira. A questão busca compreender a intenção do autor ao explorar essa dualidade. A resposta correta é a opção E, que ressalta a ironia usada pelo autor para criticar a idealização da figura feminina, um recurso comum na estética ultrarromântica.
Considere as características do Ultrarromantismo e como os poetas dessa escola lidavam com a idealização de temas como o amor e a mulher.
Preste atenção na ironia presente no poema e como ela pode ser usada para criticar uma visão idealizada.
Reflita sobre a contraposição entre a imagem idealizada da mulher como 'fada aérea e pura' e a realidade terrena da 'lavadeira'.
Um erro comum é não perceber a ironia na abordagem do poeta e interpretar o poema de maneira literal, sem entender a crítica implícita à idealização romântica. Outro erro é não relacionar o conteúdo do poema com as características conhecidas do Ultrarromantismo.
O Ultrarromantismo é uma fase do Romantismo que se caracteriza por um subjetivismo exacerbado, idealização da mulher, morbidez, sentimentalismo e uma certa tendência para o escapismo. Álvares de Azevedo é um dos principais poetas dessa escola literária no Brasil, e sua obra frequentemente explora essas características de maneira intensa e até mesmo irônica.