UPF Prova de verão 2015

É ELA! É ELA!

 

É ela! é ela! — murmurei tremendo,

E o eco ao longe murmurou — é ela!...

Eu a vi... minha fada aérea e pura,

A minha lavadeira na janela!

 

Dessas águas-furtadas onde eu moro

Eu a vejo estendendo no telhado

Os vestidos de chita, as saias brancas...

Eu a vejo e suspiro enamorado!

 

Esta noite eu ousei mais atrevido

Nas telhas que estalavam nos meus passos

Ir espiar seu venturoso sono,

Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!

 

Como dormia! que profundo sono!...

Tinha na mão o ferro do engomado...

Como roncava maviosa e pura!...

Quase caí na rua desmaiado!

..........................................................

ÁLVARES DE AZEVEDO – É ela! É ela!

 

Nas estrofes iniciais de “É ela! É ela!”, de Álvares de Azevedo, o sujeito lírico mostra-se atordoado diante das facetas discrepantes de sua amada, que ora lhe aparece como “fada aérea e pura”, ora como simples “lavadeira”. O autor explora essa duplicidade da figura da amada com o propósito evidente de _______ uma das características centrais da estética ultrarromântica, qual seja, ____________.

 

Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.

a

ridicularizar / a representação das classes operárias.

b

ilustrar / a religiosidade.

c

ironizar / o uso do poema-piada.

d

ilustrar / a preocupação com a atividade econômica.

e

ironizar / a idealização da figura feminina.

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Resposta
E
Tempo médio
5 min

Resolução

O poema "É ela! É ela!" de Álvares de Azevedo, expoente do Ultrarromantismo brasileiro, apresenta, em tom de galhofa, uma mulher amada que é idealizada e ao mesmo tempo é uma simples lavadeira. A questão busca compreender a intenção do autor ao explorar essa dualidade. A resposta correta é a opção E, que ressalta a ironia usada pelo autor para criticar a idealização da figura feminina, um recurso comum na estética ultrarromântica.

Dicas

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Considere as características do Ultrarromantismo e como os poetas dessa escola lidavam com a idealização de temas como o amor e a mulher.

Preste atenção na ironia presente no poema e como ela pode ser usada para criticar uma visão idealizada.

Reflita sobre a contraposição entre a imagem idealizada da mulher como 'fada aérea e pura' e a realidade terrena da 'lavadeira'.

Erros Comuns

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Um erro comum é não perceber a ironia na abordagem do poeta e interpretar o poema de maneira literal, sem entender a crítica implícita à idealização romântica. Outro erro é não relacionar o conteúdo do poema com as características conhecidas do Ultrarromantismo.

Revisão

O Ultrarromantismo é uma fase do Romantismo que se caracteriza por um subjetivismo exacerbado, idealização da mulher, morbidez, sentimentalismo e uma certa tendência para o escapismo. Álvares de Azevedo é um dos principais poetas dessa escola literária no Brasil, e sua obra frequentemente explora essas características de maneira intensa e até mesmo irônica.

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