ENEM 2015 segunda aplicação

E: Diva … tem algumas … alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar … alguma coisa que marcou você? Uma experiência … você poderia Contar agora …

I: É … tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu… né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química … eu … eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo … aqueles vidros … eu achava aquilo fantástico … aquele monte de coisa … né … então … todos os dias eu ia … quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório … nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório … chegando lá … ele me fez uma experiência … ele me mostrou uma coisa bem interessante que … pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso… então foi aquele fogaréu desfilando… aquele fogaréu … quando o professor saiu … eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico … só que … eu achei o seguinte … se o professor colocou um pouquinho … foi aquele desfile … … imagine se eu colocasse mais … peguei o mesmo béquer … coloquei uma colher … uma colher de cloreto de sódio … foi um fogaréu tão grande … foi uma explosão … quebrou todo o material que estava exposto em cima da mesa … eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe … quando … o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido …

CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.

Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca… eu fiquei… olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável… sua presença na fala revela

a
distração e poucos anos de escolaridade.
b
falta de coesão e coerência na apresentação das ideias.
c
afeto e amizade entre os participantes da conversação.
d
desconhecimento das regras de sintaxe da norma padrão.
e
característica do planejamento e execução simultânea desse discurso.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para analisar um trecho de uma transcrição de fala e identificar o que a estrutura sintática fragmentada revela sobre o discurso falado.

1. Leitura e Compreensão do Texto Base: O texto é a transcrição de uma entrevista onde a Informante (I) relata uma experiência marcante no laboratório de química durante o ensino médio. Ela descreve uma demonstração feita por um professor e sua tentativa de replicá-la com mais reagente, resultando em uma explosão.

2. Análise do Trecho Destacado: O trecho "eu branca… eu fiquei… olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…" ocorre logo após a descrição da explosão. A falante está expressando seu choque e medo intensos naquele momento.

3. Identificação da Característica Linguística: A questão aponta a "estrutura sintática fragmentada" (frases incompletas, pausas marcadas por "…", uso de marcadores conversacionais como "olha" e "sabe"). Isso é comum na língua falada.

4. Avaliação das Alternativas:

  • A (Incorreta): A fragmentação não indica necessariamente distração (pode ser foco na emoção) nem poucos anos de escolaridade (a narradora estava no 3º ano científico, final do ensino médio).
  • B (Incorreta): Embora a sintaxe seja fragmentada em relação à norma escrita, o trecho é perfeitamente coerente no contexto da narrativa (expressa o pânico após a explosão) e mantém a coesão discursiva dentro da fala.
  • C (Incorreta): O trecho expressa medo e choque pessoal, não diretamente afeto ou amizade com o entrevistador, embora o ato de contar uma história pessoal possa ocorrer em um contexto amigável. A *estrutura* em si não revela afeto.
  • D (Incorreta): A fala espontânea frequentemente se desvia da sintaxe formal escrita. Isso não significa desconhecimento das regras, mas sim que a produção oral tem suas próprias características e restrições de processamento. A falante poderia escrever formalmente se necessário.
  • E (Correta): A fala é produzida em tempo real. O falante planeja o que dizer (cognição) e executa a fala (articulação) quase simultaneamente. Esse processo leva a hesitações, pausas, reformulações e fragmentação sintática, especialmente ao relatar eventos complexos ou emocionalmente carregados. O trecho é um exemplo claro dessa característica inerente ao discurso oral espontâneo.

5. Conclusão: A estrutura fragmentada observada no trecho é uma marca típica da modalidade oral da língua, resultante do processo cognitivo de planejar e executar a fala ao mesmo tempo. Portanto, a alternativa E é a que melhor explica o fenômeno.

Dicas

expand_more
Pense em como você mesmo fala quando está contando uma história emocionante ou tentando se lembrar de algo.
A gramática que usamos ao falar é exatamente a mesma que usamos ao escrever um texto formal?
O que acontece no cérebro quando falamos? Pensamos em tudo antes ou vamos pensando e falando ao mesmo tempo?

Erros Comuns

expand_more
Julgar a fala espontânea com os mesmos critérios da escrita formal, considerando a fragmentação um erro gramatical (leva à alternativa D).
Confundir a expressividade emocional do trecho com a causa estrutural da fragmentação (pode levar a C, embora C seja contextualmente fraco).
Inferir características pessoais do falante (distração, escolaridade) a partir de marcas típicas da oralidade (leva à alternativa A).
Considerar que a fragmentação quebra a lógica do discurso, ignorando a coerência contextual (leva à alternativa B).
Revisão

Oralidade vs. Escrita:

A língua se manifesta em duas modalidades principais: oral (fala) e escrita. Elas possuem características distintas devido às suas diferentes condições de produção e recepção.

  • Fala: É tipicamente espontânea, produzida em tempo real, com planejamento e execução simultâneos ou quase simultâneos. Permite interação imediata e uso de recursos paralinguísticos (entonação, gestos). Caracteriza-se por: pausas, hesitações, repetições, frases incompletas ou fragmentadas, marcadores discursivos (ex: "né", "tipo assim", "olha", "sabe"), correções, menor densidade lexical e sintaxe menos complexa ou diferente da norma padrão escrita.
  • Escrita: Geralmente planejada, permite revisão e edição. A interação é mediada e não imediata. Exige maior rigor gramatical e coesão explícita. Tende a ter vocabulário mais variado, estruturas sintáticas mais complexas e respeito à norma padrão.

A fragmentação sintática na fala, como no exemplo da questão, não é um "erro", mas uma característica resultante da forma como processamos e produzimos a linguagem oralmente.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar