É correto afirmar que o homem procura incessantemente responder perguntas que deem sentido a sua vida. A partir do momento que buscou impor outra lógica ao seu pensamento, superando as explicações fantasiosas produzidas pelos mitos, focou na racionalidade o fundamento da verdade. Querer entender o mundo e seus fenômenos moveu os primeiros filósofos. Eles se debruçaram sobre a natureza e aquilo que ordena o Cosmos, estabelecendo novos conhecimentos. Com relação aos primeiros filósofos, qual a opção correta?
Produziram um pensamento voltado essencialmente para os temas metafísicos, deixando de lado o homem no seu fazer político.
Entre os pensadores pré-socráticos não há preocupação com questionamentos mais profundos que exponha a lógica de funcionamento da natureza, seu princípio ordenador, sua essência.
Preocupados com a vida pública nas polis, os primeiros filósofos centraram no homem suas análises a respeito do Cosmos.
Longe de toda e qualquer busca racional, os filósofos pré-socráticos admitiam certo conteúdo cosmogônico em suas explicações, pois ratificavam aquilo que Homero e Hesíodo haviam afirmado ser verdade em relação ao Cosmos.
Os pré-socráticos buscavam explicar o Cosmos e encontrar o princípio ativo que lhe impunha ordem. Valorizado os estudos sobre a natureza, pouco ou nada discutiram sobre a moral, a política ou a metafísica.