Leia com atenção o fragmento de texto seguinte:
Construção e funcionamento dos textos – conceitos básicos
José Carlos de Azeredo
A convivência das pessoas em sociedade
se desenrola sob a forma de gestos e atos de
significação. Produzimos e captamos sentidos
por meios variados, que podemos agrupar em
5 três ordens muito amplas: a primeira
compreende os sinais, criados, desenvolvidos e
adotados essencialmente com esse fim – como
os gestos do cumprimento, os desenhos que
identificam toaletes destinados a cavalheiros ou
10 a senhoras, as notas musicais, o silvo do
amolador de facas, as palavras; a segunda
abrange objetos a cuja utilidade primária se
acrescenta um valor simbólico – como
embalagens, roupas, adereços; a terceira
15 abarca tudo mais a que se pode atribuir sentido
circunstancialmente, segundo a predisposição
ou a expectativa que liga cada pessoa ao objeto
de sua atenção. Com efeito, tudo à nossa volta
é fonte ou possibilidade de algum significado
20 ainda que não esteja aí com esse propósito.
É conferindo sentido aos atos, fatos e
objetos que nos orientamos no mundo. Conferir
significado a qualquer coisa – seja um fato, um
objeto, um gesto, uma frase – equivale a
25 reconhecer seu lugar em algum contexto que a
abrigue ou a engendre, com todos os
ingredientes desse contexto: cenário, ocasião,
personagens etc. Se, ao passar na rua, recebo
um cumprimento de um desconhecido, é normal
30 que eu fique embaraçado e não reaja como o
outro espera. É como se eu “não visse sentido”
no gesto de meu interlocutor. Mas se ele e eu
estivermos vestindo a camisa do time de futebol
que se sagrou campeão na véspera, o gesto ‘se
35 contextualiza’ e imediatamente entendo o
cumprimento.
Considerando as variáveis integrantes do
contexto, vamos preenchendo de sentido os
objetos de nossa atenção: uma porta fechada,
40 um sino que bate, um perfume, um cheiro, um
penteado, um olhar, um gesto. Movemo-nos, ou
nos orientamos, portanto, em um espaço ou
situação quaisquer graças à atribuição de
sentido a cada coisa que vemos, percebemos,
45 descobrimos.
(...)
(AZEREDO, José Carlos de. A linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018, p. 35,36)
“É conferindo sentido aos atos, fatos e objetos que nos orientamos no mundo. Conferir significado a qualquer coisa – seja um fato, um objeto, um gesto, uma frase – equivale a reconhecer seu lugar em algum contexto que a abrigue ou a engendre, com todos os ingredientes desse contexto: ...” (linhas 21-27)
As duas formas sublinhadas no fragmento acima têm a mesma função coesiva. Trata-se de um mecanismo de coesão textual
lexical por sinonímia.
lexical por hiperonímia.
gramatical por catáfora.
gramatical por anáfora.