UEA SIS 3ª Etapa 2013

  É aqui [no trapiche*] também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem quinze anos. Há dez que vagabundeia as ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. [...]

 Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que viviam do furto. Nunca ninguém soube o número exato de meninos que assim viviam. Eram bem uns cem e destes mais de quarenta dormiam nas ruínas do velho trapiche.

  Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.

(Jorge Amado. Capitães da Areia, 2010. Adaptado.)

 

*trapiche: armazém para depósito de mercadorias

 

Analisando este trecho do romance Capitães da Areia, conclui-se corretamente que essa obra pretende

a

denunciar a violência urbana e exigir efetiva repressão por parte das autoridades públicas.

b

reavivar nos leitores o saudosismo e a necessidade de se resgatarem valores do passado nacional. 

c

evidenciar a modernidade das metrópoles, resultado de polêmicos avanços tecnológicos. 

d

buscar, por meio da religiosidade, um sentido para a existência conflitante dos seres humanos.

e

expor mazelas sociais que envolvem os jovens, analisando e questionando determinados preconceitos.

Ver resposta
Ver resposta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar