“Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social.” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33).
Considerando a teoria sociológica elaborada por esse autor e seu estudo sobre a divisão do trabalho social, assinale qual alternativa está correta.
Para Durkheim a divisão do trabalho é antes de tudo um conceito que explica as desigualdades na moderna sociedade capitalista.
A divisão do trabalho social para Durkheim expressa a contradição existente entre as diferentes funções da sociedade como um todo.
Para Durkheim a divisão do trabalho social resulta das relações de cooperação entre as diferentes atividades sociais que integram a sociedade.
Para Durkheim a divisão do trabalho permite perceber como cada função social só se realiza na sua relação de conflito com uma outra função social.
Para Durkheim só podemos entender a divisão do trabalho social se buscamos entender como são regulamentadas as classes produtivas.