Durante sua longa jornada para encontrar o cometa, no mês de fevereiro de 2007, a espaçonave Rosetta passou bastante próxima ao planeta Marte e obteve imagens novas e intrigantes desse astro. Uma das fotos mostra a superfície avermelhada de Marte e nuvens flutuando logo acima, na atmosfera; uma vista que lembra nosso planeta azul. Entretanto, como a sonda Rosetta não mais retornará à Terra, essas imagens tiveram que ser enviadas de uma grande distância. Foi possível receber as imagens, pois a humanidade conhece e sabe utilizar em seu proveito fenômenos que envolvam ondas eletromagnéticas, que são capazes de transmitir informações. Em relação ao fenômeno ondulatório, assinale a opção correta abaixo.
Uma onda eletromagnética é capaz de se propagar no vácuo, onde tem sua maior velocidade possível. Além disso, tais ondas também se propagam através de materiais transparentes e translúcidos.
Uma onda eletromagnética não necessita de um meio material para se propagar, mas não se propaga através de materiais translúcidos, somente através de materiais transparentes.
Ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e no ar. A luz visível é um exemplo de onda eletromagnética que não se propaga em um meio translúcido.
Alguns tipos de ondas eletromagnéticas, quando superpostas, não são capazes de se propagar no vácuo. Outros tipos de ondas eletromagnéticas se propagam bem através de meios transparentes e translúcidos, mesmo que haja superposição.
Ondas eletromagnéticas não estão sujeitas ao princípio da superposição como estão as ondas mecânicas, por isso não conseguem propagar-se através de meios translúcidos. A luz visível é um exemplo de uma onda eletromagnética.