Durante o século passado, a agropecuária comercial moderna se expandiu pelo espaço geográfico, modificou as práticas agrícolas, os ecossistemas e os hábitos da população. Embora a agricultura de subsistência ainda seja praticada em algumas regiões, a monocultura ocupa cada vez mais espaços.
Considerando-se essa temática, no contexto mundial, pode-se afirmar:
O modelo agrário adotado tem provocado a exaustão do solo e a proliferação de pragas.
O trabalho do agricultor passou a ser assalariado e permanente, fato que explica o aumento do IDH no espaço rural, principalmente, na Região Nordeste do Brasil.
A biota do solo aumentou, consideravelmente, causando grande proliferação dos micro-organismos.
O uso da tecnologia de ponta, como a sucção da água da chuva no solo associada ao escoamento superficial, impede que os cursos d’ água sejam contaminados por agrotóxicos
A agricultura itinerante comercial foi a solução encontrada pelos países centrais para não contaminar o solo nem os recursos hídricos.