Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos da América promoveram ou apoiaram golpes militares em todos os países latinoamericanos, buscando desestabilizar governos com tendências comunistas e colocar um governo que condizia com seus interesses. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Todos os atos institucionais e instituições criadas durante a ditadura deveriam subordinar-se às leis de Segurança Nacional, o que levou a ocorrer fortes doses de repressão e proibições.
As mudanças ocorridas em tal período foram voltadas para a implantação e consolidação de políticas neoliberais, as quais buscavam um Estado forte por meio de estatizações.
No Chile, “O golpe de 24 de março de 1976” impôs uma ditadura militar ao derrubar o governo democrático de Augusto Pinochet e colocar, em seu lugar, o ditador Salvador Allende.
No Brasil, o Golpe de 1964 tirou do poder o Presidente Janio Quadros (1961-1964) que era marcado pela participação de estudantes, trabalhadores e demais organizações sociais.
Em Cuba, a implantação de uma ditadura militar ocorreu com a Revolução Cubana de 1959 que tomou o poder implantando uma política socialista apoiada pelos Estados Unidos.
A alternativa correta é a letra A. Ela descreve o contexto do regime militar no Brasil, no qual os atos institucionais e as instituições criadas ficavam subordinadas às leis de Segurança Nacional, gerando repressão e cerceamento de liberdades. Esses mecanismos, como o AI-5, por exemplo, conferiam poderes amplos ao governo, permitindo cassações e prisões políticas.
Por outro lado, as outras alternativas contêm informações inexatas ou invertidas sobre os golpes militares na América Latina e não retratam corretamente os fatos históricos.
No período da Guerra Fria (1947–1991), houve polarização ideológica entre os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista). Na América Latina, esse confronto incentivou intervenções e golpes militares, apoiados ou financiados pelos EUA, contra governos que fossem (ou aparentassem ser) de caráter mais progressista ou alinhados ao socialismo. Esses regimes militares adotaram atos institucionais que reforçavam o controle, a repressão e limitavam as liberdades civis, baseando-se na noção de segurança nacional.