UNCISAL
UNCISAL 2018
1º Dia
📚 + 1.680 questões UNCISAL
Comece sua preparação

UNCISAL 2018

Durante o ano de 1840, o cientista James Prescott Joule realizou vários experimentos com o intuito de demonstrar a equivalência entre uma quantidade de energia mecânica e uma certa quantidade de calor. Seu invento mais famoso foi um dispositivo no qual dois corpos presos por fios podiam se movimentar verticalmente, conforme indicado na figura a seguir:

A água no interior do recipiente estava isolada termicamente e em contato com um conjunto de pás. Cada vez que os corpos eram abandonados de uma determinada altura, as pás entravam em movimento e agitavam a água. Em virtude do atrito das pás com a água, os corpos caíam com velocidade praticamente constante, isto é, sua energia cinética se mantinha constante. Assim, como os contatos dos fios com as roldanas estavam bem lubrificados, à medida que os corpos desciam, a diminuição da energia potencial gravitacional podia ser considerada integralmente transformada em energia interna da água, devido à agitação provocada nela pelas pás. Dessa maneira, a temperatura da água sofria uma elevação, de modo semelhante ao que ocorreria se ela estivesse recebendo calor. Um termômetro adaptado ao aparelho permitia a Joule medir essa elevação de temperatura. Em outras palavras, o trabalho realizado pelo peso dos corpos era convertido em aumento da energia interna da água.

Suponha que o experimento de Joule tenha sido realizado com dois corpos de massas m = 5,0 kg, caindo de uma altura h = 2,0 m, em um local onde a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 . Suponha, ainda, que a massa de água contida no recipiente era de mágua = 500 g e que a elevação de temperatura dessa massa de água tenha sido de ∆T = 1,4°C. Assinale a alternativa que corresponde ao número de vezes que os dois corpos tiveram que cair simultaneamente para que Joule chegasse à conclusão de que o equivalente mecânico do calor era de aproximadamente 4,2 J, ou seja, que 1,0 cal equivale a cerca de 4,2 J. Considere o calor específico da água igual a 1,0 cal/g.°C.

a

b

10 

c

15 

d

20

e

25

Resposta
C
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Resposta Correta C
Dificuldade Média • 55% acertaram
📊

Insights de Estudo

🔬 Termologia: Calorimetria Física
🔥 Apareceu em 3 das últimas 4 provas UNCISAL

Taxa de Acerto

55% acerto
💡

Material de Estudo

🔓

Conteúdo Exclusivo

Cadastre-se para ver dicas, estratégias e análise completa desta questão

Criar conta grátis
🎓 Vestibular

🎓 AIO + UNCISAL: Preparação Baseada em Dados

Fizemos o trabalho difícil para você não ter que fazer

📚
1.680
questões UNCISAL
📊
30%
cobertura de tópicos
🎯
0
alunos prep. para UNCISAL
Depoimentos

Transforme seus estudos com a AIO!

Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo

+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+80 mil
Estudantes
Avatar
Mariana Scheffel
Aprovado
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Avatar
Sarah
Aprovado
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Avatar
Débora Adelina
Aprovado
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade