“Durante a Revolução Francesa, com a qual a burguesia industrial assumiu o poder político, em substituição à aristocracia agrária, surge o termo esquerda, para designar os integrantes da ala mais radical dentro da Assembléia Nacional. Eram os jacobinos, também chamados a Montanha, que ocupavam os lugares do lado esquerdo do plenário. A Assembléia editou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, reconhecendo que todos são iguais perante a lei, embora ainda admitisse distinções sociais. A propriedade privada da terra e dos meios de produção continuava sendo considerada um direito natural”.
(KONDER, Leandro. A Esquerda no Brasil. In: História Viva, Temas Brasileiros. São Paulo, nº 5, 2006, p. 6.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o episódio da Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir:
1. No mosaico político da França revolucionária, os sans-cullotes foram os representantes do meio rural e responsáveis pela manutenção da propriedade da terra como um direito natural.
2. Os principais opositores dos jacobinos na Assembléia Nacional ficaram conhecidos pela denominação de girondinos e defendiam posições moderadas para o desfecho da revolução.
3. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão sintetizou o espírito revolucionário estimulado pelo iluminismo e tornou-se um ícone do pensamento progressista mundial.
4. A terminologia “esquerda versus direita” consagrou-se ao longo da História como uma adjetivação para expressar a oposição política presente em vários conflitos sociais.
Assinale a alternativa correta.