Drummond é um dos maiores poetas brasileiros. Muitos de seus poemas falam de amor; outros são críticas sociais que permanecem atuais até hoje. Considere os primeiros versos do poema Hino Nacional:
Precisamos descobrir o Brasil!
Escondido atrás das florestas,
com a água dos rios no meio,
o Brasil está dormindo, coitado.
Precisamos colonizar o Brasil.
(Brejo das Almas, 1934)
A citação de florestas e os rios no meio evoca o mais extenso domínio morfoclimático brasileiro: o Amazônico que apresenta, entre outras características,
as extensas depressões que ocupam 2/3 da área total recortadas por rios e densa vegetação tropófita nas áreas de várzeas.
a presença de planaltos cristalinos que sustentam densa vegetação tropófita adaptada ao clima com duas estações distintas.
o predomínio de terras baixas recobertas de vegetação latifoliada e grandes extensões de solos de baixa fertilidade.
o predomínio da planície fluvial onde ocorrem solos arenosos e pobres cobertos por vegetação perene e higrófita.
a presença de planaltos sedimentares banhados por rios caudalosos e vegetação latifoliada que cobre solos de baixa fertilidade.