UNIVAG 2020

Dois estudantes de Física receberam, cada um, uma bateria e duas lâmpadas idênticas. Os estudantes montaram os circuitos elétricos 1 e 2 indicados na figura.

CIRCUITO 1

CIRCUITO 2

Considerando R1 e R2 os valores das resistências elétricas das lâmpadas e V0 a intensidade da tensão das baterias, pode-se afirmar que

a

no circuito 2, a soma das tensões entre os terminais R1 e R2 é igual a V0.

b

no circuito 1, as intensidades das correntes elétricas que atravessam os resistores R1 e R2 têm módulos diferentes.

c

no circuito 2, as intensidades das correntes elétricas que atravessam os resistores R1 e R2 têm módulos diferentes.

d

no circuito 1, a soma das tensões entre os terminais R1 e R2 é igual a V0.

e

no circuito 1, a tensão entre os terminais do resistor R1 é igual a 2 · V0.

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Resposta
A

Resolução

Identificando os circuitos

  • Circuito 1: os resistores R1 e R2 fazem a ligação entre os mesmos dois nós (os trilhos verticais). Logo, encontram-se em paralelo.
  • Circuito 2: a corrente passa primeiro por R1 e depois por R2, não havendo derivação entre eles. Portanto, estão em série.

Aplicando as leis de Kirchhoff

1. Lei das malhas (Kirchhoff das tensões)

Em uma malha completa, a soma algébrica das quedas de tensão é igual à força eletromotriz.

  • Série: as tensões somam-se. Assim, no circuito 2 temos \(V_{R1}+V_{R2}=V_0\).
  • Paralelo: cada elemento ligado aos mesmos nós apresenta a mesma tensão, que vale a ddp da fonte: \(V_{R1}=V_{R2}=V_0\).

2. Lei dos nós (Kirchhoff das correntes)

Em um nó, a soma das correntes que chegam é igual à soma das correntes que saem.

  • Série: a corrente é única e igual em todos os elementos (circuito 2).
  • Paralelo: a corrente divide-se. Como as lâmpadas são idênticas (\(R_1=R_2\)), a corrente se reparte igualmente: \(I_{R1}=I_{R2}\). Porém, nada garante que os módulos sejam diferentes; ao contrário, serão iguais.

Analisando cada alternativa (detalhes completos na seção “Explicação”):

  • A – Correta: em série, \(V_{R1}+V_{R2}=V_0\).
  • B e C – Falsas: as correntes são iguais tanto em série (C2) quanto (para resistências iguais) em paralelo (C1).
  • D – Falsa: em paralelo a soma das tensões seria \(V_0+V_0=2V_0\), não \(V_0\).
  • E – Falsa: a tensão em cada resistor do circuito 1 vale \(V_0\), não \(2V_0\).

Resposta: Alternativa A.

Dicas

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Observe se existe bifurcação de corrente: se não houver, os resistores estão em série.
Em série a mesma corrente percorre todos os componentes; em paralelo a mesma tensão atua sobre eles.
Use a lei das malhas: em série, as quedas de tensão devem totalizar a tensão da fonte.

Erros Comuns

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Confundir série com paralelo apenas pela disposição vertical dos desenhos.
Supor que em paralelo as tensões se somam (na verdade quem se soma são as correntes).
Acreditar que correntes diferentes circulam em componentes em série.
Revisão

Conceitos-chave

  • Resistores em série: mesma corrente (\(I\)); tensões somam-se (\(V_T=V_1+V_2+\cdots\)).
  • Resistores em paralelo: mesma tensão (\(V\)); correntes dividem-se conforme \(I=V/R\).
  • Leis de Kirchhoff
    Lei dos nós: \(\sum I_{entr}=\sum I_{sai}\).
    Lei das malhas: \(\sum V=0\) ao percorrer uma malha fechada.
  • Diferencial de potencial (ddp): queda de tensão em um componente resistivo é dada por \(V=RI\).
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