Em Botânica, fruto é o órgão originado do ovário (e, eventualmente, de outras partes florais) após a fecundação, contendo as sementes. Quando consumimos abóbora, tomate ou pimentão, estamos ingerindo exatamente essa estrutura: o ovário desenvolvido da flor, com sementes no interior.
Portanto, biologicamente, esses alimentos são frutos verdadeiros, pois derivam exclusivamente do ovário da flor após a fecundação. Não se encaixam em outras categorias como pseudofrutos (quando outras partes florais, como receptáculo ou pedúnculo, participam majoritariamente da formação) nem infrutescências (conjunto de frutos de uma inflorescência).
Resposta: Alternativa A.
Fruto verdadeiro: estrutura derivada apenas do ovário fecundado, contendo sementes.
Pseudofruto: parte comestível formada principalmente por outras estruturas florais (ex.: receptáculo no caju, pedúnculo no morango).
Infrutescência: conjunto de frutos de uma mesma inflorescência que se soldam (ex.: abacaxi, figo).
Fruto partenocárpico: fruto desenvolvido sem fecundação, logo sem sementes (ex.: banana comercial).