Diversas transformações contribuíram para que ocorresse a Revolução Industrial na Inglaterra, entre elas, considera-se a mais importante a “Lei dos Cercamentos”, pois esta lei determinava que as “terras comunais”, utilizadas pelos senhores e servos, fossem transformadas em pastos para ovelhas e carneiros de modo a atender as demandas da indústria têxtil. Também denominados enclausures, essa lei obrigou a população pobre que sobrevivia das terras comunais a abandonar o campo e deslocar-se para as cidades, criando as condições necessárias para a concentração de mão-de-obra e consumo dos produtos manufaturados nas cidades inglesas do século XVIII. Assinale a alternativa que apresenta outro fator que propiciou a eclosão e sucesso da Revolução Industrial na Inglaterra.
O desinteresse da Inglaterra de então na exploração de atividades comerciais nas colônias americanas, nas feitorias e nas colônias asiáticas e africanas.
Acordos internacionais que a favoreceram como, por exemplo, o “Tratado de Methuen” (1703); o “Tratado de Versalles” (1782) e o “Tratado de Eden” (1786).
O aumento do capital adquirido com a exploração da farta mão-de-obra fez que muitos empreendedores não se preocupassem com o avanço de pesquisas científicas.
Altos salários e pagamento de horas extras aos operários faziam com que eles trabalhassem contentes e apresentassem aumento na produtividade.
O próprio solo inglês que continha reservas abundantes de carvão mineral, minério de ferro, além de outras matérias primas importantes para o processo industrial.