Dirigido pelo cineasta inglês Alfred Hitchcock, o filme Janela Indiscreta (Rear Window) conta a história de um fotógrafo que quebra a perna e precisa ficar de repouso, sem poder sair de casa. Então, ele, com uma câmera com lente teleobjetiva, da janela do seu quarto, observa o que acontece nas casas da vizinhança e, a partir disso, crê ter indícios de que um crime ocorreu. Considere um observador em condições físicas semelhantes às do personagem do filme, mas contando com uma luneta terrestre e com um sistema de captação de som que lhe permita identificar sons produzidos a quilômetros de distância. Suponha que ele tenha tido sua atenção despertada para um crime envolvendo o disparo de um revólver que ocorreu a 3 km de sua janela. Nessas condições, é correto dizer que o observador
ouviu o som do disparo antes de ver o gatilho sendo puxado.
viu o gatilho sendo puxado antes de ouvir o som da arma.
ouviu o som do disparo ao mesmo tempo em que viu o gatilho sendo puxado.
viu e ouviu uma mistura das duas informações, pois em distâncias superiores a 1 km da fonte, ondas sonoras e luminosas interferem entre si.
ouviu o tiro, mas não viu o gatilho sendo puxado, porque uma luneta terrestre é feita de lentes objetivas divergentes que só permitem observar distâncias astronômicas.