“Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitira representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.)” .
Fonte: Disponível em ht tp://biblioteca. ibge.gov.br/visual izacao/l ivros/ liv64669_cap2.pdf.Aces sado em 14/out;2016.
Na imagem a seguir é possível visualizar um mapa-mundi segundo a projeção de Mercator. Sobre a Projeção de Mercator, argumenta-se que se trata de uma:
Projeção policônica: a intersecção dos meridianos e paralelos em ângulos retos mantém a forma das massas continentais em altas latitudes, porém, com grande deformação dos ângulos das áreas centrais.
Projeção cartográfica equivalente: há plena manutenção das formas, dos ângulos e das distâncias entre as massas continentais.
Projeção cartográfica conforme: não há deformação dos ângulos, porém, apresenta grande distorção das áreas em altas latitudes e poucas em baixas latitudes.
Projeção equivalente: registra deformidade nos ângulos e manutenção das formas das massas continentais.
Projeção azimutal: entrecruzamento dos meridianos e paralelos formando ângulos retos, o que permite a melhor visualização das áreas mais distantes do equador.