Diferentemente do restante do país, Roraima começa colheita de soja este mês.
Segundo dados da Expedição Safra, projeto que monitora a produção de grãos no Brasil e no mundo, com 18 mil hectares cultivados, o estado colherá 50 mil toneladas este ano. Enquanto no restante do Brasil terminou a colheita de soja e foi iniciado o plantio para a próxima safra, Roraima tem realidade diferente. Situado no Hemisfério Norte e com regime de chuvas diferente das demais regiões, o estado começa a colher o grão agora. Trata-se, no momento, do único local com oferta de soja no país. A quantidade plantada na área ainda é pouco representativa no cenário nacional. Mas a produção, destinada principalmente à exportação, tem potencial para crescer.
Folhaweb 21/09/2014
Com base no texto acima é correto afirmar:
A alternância das estações do ano ocorre em decorrência do movimento de rotação. Roraima está localizado no Hemisfério Norte, isso permite que o cultivo de grãos ocorra concomitante com a colheita do restante do país.
Por ser cortado ao sul pela linha do Equador, Roraima tem como clima predominante o Subtropical, o que garante calor e umidade o ano todo, essas características climáticas são fundamentais para o cultivo de soja.
Além das características climáticas favoráveis ao cultivo de grãos como luminosidade e umidade, Roraima possui localização geográfica privilegiada, favorecendo a exportação do grão para a Europa.
Roraima está prestes a ocupar a condição de celeiro do país, já é o maior produtor de arroz do país e, o cultivo de soja, milho, algodão, banana, macaxeira veem crescendo a cada ano.
O escoamento da safra no estado de Roraima ocorre por via fluvial, por ser perene e caudaloso o Rio Branco garante boa navegabilidade o ano todo o que reduz os custos de transporte do grão, melhorando a competitividade do produto no exterior.