Diante do real, aquilo que cremos saber com clareza ofusca o que deveríamos saber. Quando o espírito se apresenta à cultura científica, nunca é jovem. Aliás, é bem velho porque tem a idade de seus preconceitos. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos; sobre questões que não sabemos formular com clareza.
(As etapas da Pesquisa em Ciências Sociais. Disponível em: unemat.br.)
A pesquisa nas ciências sociais é um processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. No entanto, é importante distinguir “ciências sociais” de “sociologia”, por exemplo. Embora estejam intrinsecamente ligadas, é importante salientar que:
As “ciências sociais” são um campo do conhecimento mais abrangente formado por algumas áreas, entre elas a sociologia. Em outras palavras, a sociologia é um dos ramos das ciências sociais.
Em ambas pode-se estudar o funcionamento dos relacionamentos sociais entre os indivíduos que fazem parte de uma sociedade, desde que os estudos não se envolvam com ideologias e relações de poder.
A sociologia, especificamente, trabalha com a investigação ao longo do tempo, ou seja, considera os fatores históricos e o contexto em torno de um determinado objeto de estudo, o que não precisa ocorrer nas ciências sociais.
As ciências sociais são uma ampla área de estudos voltada a entender a forma de funcionamento, desenvolvimento e organização das sociedades, enquanto a sociologia estuda os aspectos urbano-industriais da mesma sociedade.
Nas ciências sociais são estudados todos os aspectos importantes relacionados a uma sociedade, embora o método utilizado seja prioritariamente a pesquisa bibliográfica, não sendo aceita a pesquisa de campo, considerada senso comum.