Diante de tais considerações, na análise de uma ação, de um ato, seja teatral, seja cotidiano, observa-se que toda ação
é circunscrita, ocorre em um tempo e em um espaço, que a acolhem e conotam, e a ação será “lida”, sempre, em relação a esse tempo e a esse espaço que contribuem para a atribuição de sentido.
tem uma ilogicidade que lhe é própria, tem uma estrutura: é compreensível, é possível perceber e lhe atribuir sentido, finalidade ou direção. (toda ação é comunicativa).
é contínua, tem um antecedente, atos e acontecimentos que a antecedem e um depois, atos e acontecimentos que a sucedem, ou seja, nem toda ação acontece em uma linha do tempo.
pode ser dividida, para efeito de análise, em uma dimensão ‘externa’, que se refere aos aspectos psicológicos, mentais, simbólicos, e uma dimensão externa, relativa aos gestos, sons e movimentos observáveis.
tem uma função própria dentro de um contexto menor da situação, do espetáculo e da cultura.