Diante da tela do pintor René Magritte (1898-1967) pode-se questionar: o que é a representação do mar e o que é o mar verdadeiro? É possível conhecer o real? Como podemos conhecê-lo? A resposta a essas questões depende da perspectiva filosófica que adotamos sobre o conhecimento. Algumas perspectivas podem ser assim descritas:
I) Naturalismo – teoria que afirma que todos os seres são naturais e possíveis de ser conhecidos através do método científico.
II) Subjetivismo, racionalismo, inatismo e o apriorismo – designam as teorias do conhecimento que diante dos polos sujeito-objeto, privilegiam o primeiro.
III) Empirismo e positivismo – fundamentados na tendência racionalista idealista marcaram fortemente o início da constituição das ciências humanas.
IV) O interacionismo – o homem, seus atributos e comportamentos são entendidos como resultado da relação permanente do sujeito com sua realidade concreta.
V) Perspectiva histórico-social – o desenvolvimento intelectual do sujeito decorre das interações do sujeito com o meio social e a cultura.
Estão corretas as informações:
I, II, III e IV.
II, III, IV e V
III, IV, V e I
IV, V, I e II
V, I, II e III