Devido ao seu interior hidrofóbico, a bicamada lipídica das membranas celulares atua como uma barreira a passagem da maioria das moléculas polares, principalmente se essas moléculas tiverem tamanhos grandes, sendo também altamente impermeável a íons, qualquer que seja sua carga. Assim o transporte dos íons e de certas moléculas hidrossolúveis para dentro ou para fora das células ou dos compartimentos intracelulares membranosos é realizado por proteínas transmembrana especializadas.
Quanto ao transporte de moléculas e íons através das membranas celulares, marque a alternativa CORRETA.
O glicerol, a ureia e o etanol são moléculas polares pequenas, que se difundem pela membrana, do meio onde estão menos concentradas para o meio onde estão mais concentradas.
A velocidade de fluxo de um soluto através da bicamada é inversamente proporcional à diferença de sua concentração entre os dois lados da membrana.
O transporte ativo de solutos através das membranas é sempre mediado por proteínas transportadoras acopladas a uma fonte de energia.
O Na+, o K+, o Cl- e o Ca, por serem tão pequenos, atravessam as porções lipídicas das membranas com facilidade, por difusão simples.
A molécula da água, sendo polar, atravessa as membranas celulares somente através de proteínas transportadoras, por difusão facilitada.