Desenvolvida pelo alemão Alfred Lothar Wegener, a teoria da deriva continental não recebeu muito crédito quando foi divulgada em 1912. Para sustentar sua argumentação, Wegener recorreu à semelhança dos contornos da África Ocidental e do leste da América do Sul, dentre outros fatores. Posteriormente, a afirmação de que as placas rochosas flutuam sobre o magma incandescente ajudou a fortalecer a tese do alemão.
Considerando-se a informação e os conhecimentos sobre a teoria da deriva continental, marque V nas alternativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Primeiramente, todos os continentes estavam reunidos em um único, chamado Pangeia, formado durante a Era Pré-Cambriana.
( ) A Pangeia começou a se dividir no sentido Leste-Oeste, formando dois subcontinentes.
( ) Fendas separaram a América do Norte da Europa e da Ásia, iniciando a formação dos oceanos Pacífico e Atlântico e dos antigos continentes Gondwsna e Laurasia.
( ) A placa da Índia deslocou-se em direção à Ásia e, com o choque entre os dois blocos, formaram-se as regiões elevadas do Himalaia e do Tibete.
( ) Na atual configuração da Terra, a deriva continua a ocorrer, como é o caso do afastamento entre a América do Sul e a África, de cerca de 5cm por ano.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
V V F V F
V F V F F
F V F V V
F V V F V
F F F V V