"Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro".
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
O excerto acima está ligado a qual campo de experiência da Educação Infantil?
O eu, o outro e o nós.
Corpo, gestos e movimentos.
Traços, sons, cores e formas.
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Para responder a pergunta, é necessário compreender os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Cada campo de experiência abrange diferentes aspectos do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. O excerto menciona as primeiras formas de interação do bebê, que envolvem a comunicação não verbal e a interpretação dessa comunicação por outra pessoa. Isso está diretamente relacionado à capacidade da criança de escutar, falar, pensar e imaginar, o que é abordado no campo de experiência 'Escuta, fala, pensamento e imaginação'.
Identifique no texto as formas de interação mencionadas e pense em qual campo de experiência da BNCC elas melhor se encaixam.
Relembre as definições de cada campo de experiência proposto pela BNCC para a Educação Infantil.
Considere que a comunicação inicial das crianças vai além das palavras faladas.
Um erro comum seria associar as formas de interação do bebê apenas com movimentos físicos, levando à escolha incorreta do campo 'Corpo, gestos e movimentos'.
A BNCC estabelece campos de experiência para orientar a prática pedagógica na Educação Infantil, que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.