Desde o fim do século XIX uma verdadeira fonte de inovação criativa autônoma vinha se acumulando nos setores populares e de diversão de algumas grandes cidades. A revolução nas comunicações levou seus produtos muito além de seus ambientes originais. Assim, o tango argentino provavelmente atingiu o auge nas décadas de 1920 e 1930. O samba, destinado a simbolizar o Brasil como o tango a Argentina, é filho da democratização do carnaval do Rio na década de 1920. Contudo, o acontecimento mais impressionante foi o desenvolvimento do jazz nos EUA, sob o impacto da migração dos negros dos estados do Sul para as grandes cidades.
(Eric J. Hobsbawn. Era dos extremos, 1995. Adaptado.)
O excerto descreve um traço muito particular da história contemporânea em que
expressões de cultura erudita, propagadas no conjunto da sociedade, são absorvidas pelas classes menos favorecidas.
danças e ritmos folclóricos, difundidos nacionalmente, são obstáculos ao florescimento de novas experimentações artísticas, como a pintura.
movimentos artísticos, veiculados por novos meios de difusão, são associados às características culturais de alguns países.
processos de criação coletiva, divulgados internacionalmente, são fatores de empobrecimento cultural e artístico das nações.
organizações de rebeldia cultural, disseminadas amplamente, são transformadas em fatores essenciais do desenvolvimento industrial das nações.