Desde a antiga Grécia se discute a origem da vida no Planeta Terra. Recentemente a descoberta de fontes frias das profundezas oceânicas tem estimulado os cientistas a desvendarem a evolução do metabolismo energético nos seres vivos. Apesar de os organismos marinhos associados serem similares, em suas funções ecológicas, aos de fontes hidrotermais, as temperaturas oscilam entre 2 e 3ºC, semelhantes às observadas nas profundezas oceânicas. Entretanto, essas fontes localizadas no assoalho emanam gás sulfídrico e metano. Comunidades inteiras de organismos, independentemente da luz, desenvolvem-se nessas fontes e em torno delas.
(Fonte: Conecte Bio 1 – Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Editora Saraiva, 2011. Adaptado.)
Assinale a alternativa que indica a hipótese para a qual a descoberta desses ambientes tem trazido suporte.
Heterotrófica; a maior parte da comunidade de organismos independentes realiza quimiossíntese, mesmo com ausência da luz.
Autotrófica, pois os organismos marinhos associados realizam processos similares à fermentação, gerando energia suficiente para suas funções vitais.
Heterotrófica, pois os organismos marinhos associados são estruturalmente muito simples e necessitam de um ambiente nutritivo.
Autotrófica, pois a maior parte dos organismos independentes é sustentada por relações simbióticas, com bactérias autotróficas quimiossintetizantes.
Autotrófica, pois a liberação dos gases sulfídrico e metano acelera o processo fotossintetizante da comunidade de organismos independentes.