Depois da Semana de Arte Moderna de 1922, surge em São Paulo o movimento antropofágico, com a publicação do “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, em 1924, criado pelo escritor Oswald de Andrade. Os artistas “antropofágicos” ofereciam uma via para a arte nacional avessa à imitação do padrão artístico europeu, o qual tomava conta da cultura letrada do período. O movimento antropofágico propunha que a relação dos artistas e pensadores com a cultura europeia poderia ser revista por meio de um processo de “devoração”, “digestão” e “deglutição” das influências estrangeiras. Em outras palavras, os antropofágicos acreditavam que as tendências estrangeiras eram benéficas ao desenvolvimento da cultura brasileira, desde que fossem criativamente reestruturadas de acordo com questões e demandas presentes na nossa cultura.
Considerando os movimentos que refletiram sobre a produção artística brasileira a partir do início do século XX, é correto afirmar que
a influência da arte estrangeira determinou a produção artística brasileira em toda a primeira metade do século XX.
a cultura letrada nacional da década de 1920 tinha como objetivo estético revolucionar formas tradicionais de produção artística.
a deglutição antropofágica proposta pelos modernistas procurava assimilar e superar influências estéticas estrangeiras.
o movimento antropofágico modernista tinha como objetivo adotar práticas e valores estéticos europeus.
o movimento modernista e os antropofágicos defendiam as perspectivas estéticas do período barroco.