Dentre os principais indicadores socioeconômicos, podemos destacar: o PIB, a renda per capita, o IDH, o coeficiente de Gini, o nível de desemprego e a oferta de serviços públicos à população. O conceito abaixo corresponde a qual indicador citado:
"É um conceito elaborado pela ONU na década de 1990 com vistas à obtenção de mais dados sobre o desenvolvimento social para além de informações puramente econômicas, levando em conta a qualidade de vida da população como um todo".
Marque a alternativa CORRETA:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Produto Interno Bruto (PIB).
Oferta de serviços públicos.
Taxa de desemprego.
Renda per capita.
Para resolver essa questão, o aluno deve entender o que cada um dos indicadores socioeconômicos mencionados representa. O enunciado descreve um indicador que foi elaborado pela ONU na década de 1990, com o objetivo de medir o desenvolvimento social de uma maneira mais ampla que as métricas puramente econômicas, incorporando aspectos de qualidade de vida. Essa descrição se encaixa com o propósito do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que considera saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país ou região.
Considere qual dos indicadores mencionados foi elaborado para transcender as medidas puramente econômicas e incluir aspectos de qualidade de vida.
Pense em um índice que seja utilizado globalmente para comparar o desenvolvimento social entre diferentes países.
Reflita sobre qual indicador é notável por incorporar múltiplas dimensões, como saúde e educação, além da economia.
Confundir o PIB, que é um indicador econômico, com o IDH, que é um indicador de desenvolvimento humano.
Achar que a oferta de serviços públicos é um índice composto que avalia o desenvolvimento social de maneira abrangente.
Escolher a renda per capita como indicador de qualidade de vida sem levar em conta outros aspectos do desenvolvimento humano.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida composta que avalia três dimensões básicas do desenvolvimento humano: a longevidade, medida pela expectativa de vida ao nascer; o conhecimento, medido pela média de anos de estudo entre adultos e anos esperados de escolaridade para crianças em idade escolar; e o padrão de vida, medido pela renda nacional bruta per capita. Essas dimensões são consolidadas em um índice que varia de 0 a 1, onde valores mais altos indicam melhor desenvolvimento humano.