Dentre as Unidades Geológicas no Estado do Ceará, encontramos a Bacia do Araripe. Sobre esse tema é correto afirmar:
A Bacia do Araripe possui grande potencial para exploração de recursos minerais. Os principais são: calcários laminados; depósitos de gipsita; depósitos de argila e água mineral.
A Bacia do Araripe é considerada a maior bacia cristalina do interior do Nordeste brasileiro, localizada no extremo sul do Ceará, noroeste do Pernambuco e leste do Piauí e Maranhão.
A Chapada do Araripe é o principal destaque do relevo da Bacia do Araripe. Nela podemos encontrar espécies vegetais típicos da savana nordestina como as “pradarias” e “mata de araucária”.
Na Chapada do Araripe as nascentes de água surgem através da presença e contato de dois tipos de arenitos: arenitos Arajara (basicamente de rochas metamórficas originadas dos Dobramentos Modernos) e arenitos da Formação Exú (no topo da Chapada).
A Chapada do Araripe, parte da Bacia do Araripe, abriga em sua área o Geoparque Araripe, com seus geossítios de elevado interesse geológico. Dentre eles podemos destacar: Colina do Horto (Barbalha); Cachoeira de Missão Velha (Missão Velha); Batateiras (Crato); Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri); entre outros.