Denominam-se artigos hospitalares os materiais empregados com o objetivo de prevenir danos à saúde das pessoas ou de restabelecê-la, necessários aos cuidados dispensados. A equipe de enfermagem tem importante papel na manutenção dos artigos hospitalares e deve-se considerar as necessidades de consumo, as condições de armazenamento, a validade dos produtos e o prazo de esterilização. Os artigos utilizados nos serviços de saúde são classificados em três categorias, conforme o grau de risco de provocar infecção nos pacientes. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Artigos críticos.
2. Artigos semicríticos.
3. Artigos não críticos.
( ) Materiais com elevado potencial de risco de provocar infecção, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis como instrumental cirúrgico, agulhas, cateteres intravasculares.
( ) Materiais que entram em contato somente com a pele íntegra e, geralmente, oferecem baixo risco de infecção como artigos como comadre, papagaio, termômetros.
( ) Aqueles que entram em contato com mucosa íntegra e pele não intacta; pode-se tornar artigo crítico se ocorrer lesão acidental durante a realização do procedimento como equipamentos de anestesia e endoscópios.
A sequência está correta em
3, 2, 1.
1, 3, 2.
3, 1, 2.
2, 3, 1.