Denomina-se ciclo hidrológico o processo natural de evaporação, condensação, precipitação, detenção e escoamento superficial, infiltração, percolação da água no solo e nos aquíferos, escoamentos fluviais e interações entre esses componentes. Embora o ciclo hidrológico possa parecer um ciclo contínuo, com a água se movendo de uma forma permanente e com uma taxa constante, é na realidade bastante diferente, pois o movimento que a água faz em cada uma das fases do ciclo ocorre de forma bastante aleatória, variando tanto no espaço como no tempo.
Sobre as fases do ciclo hidrológico, é correto afirmar:
O ciclo da água se originou na Terra com um processo chamado de condensação: a passagem do estado líquido para o estado gasoso.
Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico”, a água passa essencialmente pelos estados sólido e líquido de forma que vai sempre se renovando a cada ciclo completo.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de transpiração, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade.
Evaporação é a transformação da água no seu estado gasoso para o estado líquido, à medida que se desloca da atmosfera para a superfície da Terra.
A água da chuva absorvida pelas plantas evapora e volta à atmosfera por um processo conhecido como evapotranspiração: transpiração + evaporação.