"De volta à França, Napoleão Bonaparte prepara o golpe de Estado, um golpe de Estado militar que acontece no dia 18 Brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799), após o que os deputados são afastados e ele assume o cargo de primeiro cônsul. Um poder que ele vai consolidar entre 1800 e 1804, até se tornar imperador."
Michel Vovelle. A revolução francesa explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007, p. 96. Adaptado.
Sobre o golpe de 18 Brumário, é correto afirmar que
contou com o apoio de um grande número de capitalistas franceses, ansiosos por garantir os benefícios conquistados durante a Revolução Francesa e temerosos diante de novas mobilizações populares.
permitiu o retorno do Antigo Regime, restabeleceu a monarquia absolutista e suprimiu as leis que resultaram das lutas populares e burguesas durante a Revolução Francesa.
impediu a derrota da França na guerra contra a Prússia, ao convocar todos os jovens franceses para o alistamento militar e para a defesa das fronteiras nacionais.
promoveu a democratização da França, consolidou a influência dos movimentos populares e de representantes do clero nos assuntos de Estado e eliminou os resíduos feudais.
iniciou a Revolução Francesa, ao determinar a libertação de todos os presos políticos, a execução do rei e da rainha e a imediata convocação de uma Assembleia Constituinte.