De modo geral, o processo de povoamento da América Inglesa está corretamente relacionado, entre outros fatores, ao(à)
“banimento” para os territórios coloniais de uma significativa quantidade de mercadores, marceneiros, construtores e judeus devedores de impostos ao Estado, sobretudo antes do ano de 1680.
migração de cidadãos que defendiam visões teológicas diferentes das correntes religiosas socialmente permitidas no território inglês, vítimas da intolerância religiosa, buscando liberdade para a prática de seus cultos.
intensa migração de franceses que, com o apoio da coroa inglesa, viajavam até a Inglaterra e depois eram encaminhados para as colônias, recebendo desse governo ajuda financeira e terras.
associação, em meados do século XVII, de uma Companhia de Comércio controlada por escoceses aos nativos da América, fundando, assim, a colônia da Virgínia, primeira experiência de exploração estrangeira de sucesso na região.