De maneira geral, o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas e predomínio de áreas bastante aplainadas pela ação de forças erosivas, apesar de ser bastante complexo em suas manifestações regionais e locais.
Sobre o relevo brasileiro, é correto afirmar que os planaltos
são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de sedimentação recente, formadas por deposições do período Quaternário, com superfícies notavelmente aplainadas e ainda em processo de consolidação.
são áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos, apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas e estão localizados em cotas altimétricas superiores a 300 metros.
se originaram do desgaste erosivo das massas rochosas menos resistentes, em geral, constituídos por bacias sedimentares.
podem ser distinguidos entre si pelas estruturas geológicas que os originaram, podendo ser de escudos cristalinos, como o Planalto da Amazônia Oriental, ou de bacias sedimentares, como o Planalto da Borborema.
possuem uma de suas maiores extensões no Pantanal Mato-grossense, que se limita a oeste, pelos contrafortes da Cordilheira dos Andes e a leste, pelos planaltos e chapadas da Bacia do Paraná.