INSPER Manhã 2012/2

De Binóculo

Abaixando o copázio

empunhando o espadim

levantando o corpanzil

indiferente ao poviléu

o homenzarrão abriu a bocarra

fitando admirado

a naviarra do capitorra

(Carlos Saldanha, In: 26 poetas hoje, RJ: Aeroplano, 2001)

A partir da associação de texto e contexto, a alternativa que melhor explica o título do poema é:

a

Todos os verbos presentes nos versos estão no gerúndio para criar a sensação de prolongamento e dilatação, características do instrumento mencionado no título.

b

A presença de aumentativos é um recurso que procura simular o efeito das imagens veiculadas por meio das lentes de um binóculo.

c

A legitimação poética traz um efeito paradoxal, já que o binóculo se opõe à constante presença de substantivos no diminutivo.

d

Os versos desse poema valorizam um padrão linguístico erudito que amplifica a arte poética, metaforicamente representada pelo instrumento óptico.

e

A flexão dos substantivos sugere um procedimento antitético promovido pelo jogo equilibrado de oposições entre o aumentativo e o diminutivo, como se o poeta buscasse o foco em um binóculo.

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Resposta
B

Resolução

Análise Detalhada da Questão

A questão pede a melhor explicação para o título do poema "De Binóculo", de Carlos Saldanha, considerando a relação entre o texto e seu contexto (linguístico e semântico).

Passo 1: Analisar o Título

O título "De Binóculo" sugere uma perspectiva, um modo de ver. Binóculos são instrumentos ópticos que servem para ampliar imagens distantes, fazendo-as parecer maiores e mais próximas.

Passo 2: Analisar o Texto do Poema

Vamos observar as características linguísticas do poema:

  • Substantivos: Notamos a presença marcante de substantivos no grau aumentativo: "copázio" (aumentativo informal de copo, ou talvez chapéu), "corpanzil" (aumentativo de corpo), "homenzarrão" (aumentativo de homem), "bocarra" (aumentativo de boca), "naviarra" (aumentativo de navio), "capitorra" (aumentativo de capitão).
  • Outros Substantivos: Há também "espadim" (diminutivo de espada) e "poviléu" (termo que pode ter conotação diminutiva ou pejorativa para povo).
  • Verbos: Os verbos principais estão no gerúndio: "Abaixando", "empunhando", "levantando", "fitando". Isso indica ações em andamento, simultâneas ou contínuas.
  • Conteúdo: O poema descreve um "homenzarrão" que realiza ações enquanto observa, admirado, a "naviarra" de um "capitorra", ignorando o "poviléu". A cena é dominada por figuras e objetos grandes.

Passo 3: Relacionar Texto e Título

A característica mais saliente do poema é o uso predominante de aumentativos. Essa escolha linguística cria um efeito de exagero, de ampliação das figuras e objetos descritos. Como os binóculos servem justamente para ampliar imagens, o uso dos aumentativos no poema funciona como um recurso linguístico que simula o efeito visual de se olhar através de um binóculo. Tudo parece grande, magnificado.

Passo 4: Avaliar as Alternativas

  • A: Embora os verbos estejam no gerúndio, associar isso diretamente à "sensação de prolongamento e dilatação" dos binóculos é uma interpretação menos direta. O gerúndio indica continuidade da ação, não necessariamente a ampliação visual dos binóculos.
  • B: Esta alternativa conecta diretamente a característica mais marcante do poema (uso de aumentativos) com a função principal dos binóculos (ampliar, fazer parecer maior). A presença dos aumentativos simula o efeito de olhar pelo instrumento. Esta é a conexão mais forte e lógica.
  • C: O poema não tem uma "constante presença de substantivos no diminutivo". Há apenas "espadim" e talvez "poviléu". A predominância é dos aumentativos. Portanto, não há o paradoxo mencionado.
  • D: O padrão linguístico não é particularmente "erudito". Palavras como "homenzarrão", "bocarra", "naviarra" são aumentativos populares, até coloquiais.
  • E: Não há um "jogo equilibrado" entre aumentativos e diminutivos; os aumentativos dominam. A ideia de "buscar o foco" não se sustenta pela falta de equilíbrio.

Passo 5: Concluir

A alternativa B é a que melhor explica o título, pois estabelece uma relação direta e pertinente entre o recurso estilístico predominante no poema (o uso de aumentativos) e a função do objeto mencionado no título (o binóculo, que amplia imagens).

Resposta Final:

A alternativa correta é a B, pois o uso expressivo de substantivos no aumentativo ("copázio", "corpanzil", "homenzarrão", "bocarra", "naviarra", "capitorra") é o recurso linguístico que o poeta utiliza para criar uma imagem ampliada da cena, simulando o efeito visual que se tem ao observar algo através de um binóculo.

Dicas

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Qual é a principal função de um binóculo?
Observe a formação das palavras no poema. Há algum tipo de sufixo que se repete bastante?
Como esse sufixo predominante altera o sentido das palavras e como isso pode se relacionar com a função do binóculo?

Erros Comuns

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Focar excessivamente nos verbos no gerúndio (Alternativa A) e não perceber que a conexão com o efeito do binóculo é menos direta que a dos aumentativos.
Superestimar a presença dos poucos diminutivos ("espadim", "poviléu") e acreditar que há um equilíbrio ou paradoxo com os aumentativos (Alternativas C e E).
Não reconhecer o registro linguístico do poema, considerando-o erudito quando na verdade usa aumentativos populares (Alternativa D).
Não conseguir conectar o recurso linguístico mais óbvio (aumentativos) com a função do objeto do título (binóculo).
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Grau dos Substantivos (Aumentativo e Diminutivo): Em português, os substantivos podem variar em grau para indicar tamanho (maior ou menor que o normal), intensidade, ou mesmo carregar valor afetivo ou pejorativo. O grau aumentativo é formado, geralmente, por sufixos como -ão, -zão, -arrão, -aço, -ázio, -orra, etc. (ex: casarão, homenzarrão, naviarra). O grau diminutivo usa sufixos como -inho, -zinho, -ito, -im, -eco, etc. (ex: casinha, espadim). No poema, o uso recorrente de aumentativos é um recurso estilístico chave.
  • Gerúndio: Forma nominal do verbo (terminações -ando, -endo, -indo) que expressa uma ação em curso, prolongada ou simultânea a outra. No poema, "abaixando", "empunhando", "levantando", "fitando" criam uma sensação de continuidade e dinamismo na cena descrita.
  • Relação Título-Texto: Em análise literária, o título frequentemente oferece uma chave de leitura para o texto. É importante buscar conexões (literais ou figuradas) entre o título e os elementos do texto (tema, linguagem, estrutura, etc.). Neste caso, o título "De Binóculo" convida a procurar no texto elementos que remetam à ideia de observação ampliada.
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