De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a conquista dos objetivos propostos para o ensino fundamental depende de uma prática educativa que tenha como eixo a formação de um cidadão autônomo e participativo. Nessa medida, os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem orientações didáticas, que são subsídios à reflexão sobre como ensinar. Portanto, abaixo estão alguns tópicos sobre didática considerados essenciais pela maioria dos profissionais em educação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse assunto.
No quesito organização do espaço, o professor deve valer-se da premissa de que as carteiras devem ser fixas e os armários trancados, isso se reflete positivamente na concepção metodológica, haja vista que proporciona uma facilitação do trabalho em grupo, do diálogo e da cooperação, além de favorecer o aprendizado da preservação do bem coletivo.
Quanto à organização do tempo deve ser considerada como variável que interfere na construção da autonomia, permitindo ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades.
Em relação à diversidade no PCN descreve que as adaptações curriculares previstas nos níveis de concretização apontam a necessidade de adequar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, de forma a atender a diversidade existente no país.
A autonomia no PCN é tomada ao mesmo tempo como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio didático geral, orientador das práticas pedagógicas.
No PCN quanto a disponibilidade para a aprendizagem possa acontecer é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dispõe para alcançar a maior compreensão possível.