Entenda como funciona o processo de radioatividade
A radioatividade é um processo natural em que átomos instáveis emitem radiação para se tornarem mais estáveis. Tal procedimento foi muito estudado pelo casal Pierre e Marie Curie. Pierre e Marie Curie começaram a estudar a radioatividade a partir dos sais de urânio. Eles perceberam que todos os sais tinham a capacidade de impressionar chapas fotográficas e, com isso, concluíram que o urânio (U) era responsável por algum tipo de emissão química. Para realizar o estudo, o casal purificou os sais de urânio a partir do minério pechblenda (U30). Ao fim, constataram que as ______________ eram mais radioativas do que o próprio metal.
Os átomos de alguns elementos químicos, como urânio, cobalto, rádio e _______, são muito instáveis. Para aliviar essa instabilidade, emitem partículas do núcleo do átomo. Esse processo é conhecido como desintegração ou decaimento nuclear. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
No ser humano, as consequências dependem da quantidade e do tipo de radiação acumulada no organismo. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses; em __________, entretanto, pode provocar diversos tipos de lesões no organismo (sistema nervoso, aparelho gastrointestinal, medula óssea, etc.) e levar à morte (através da leucemia ou de outro tipo de câncer).
(Fonte: Recreio — adaptado.)
De acordo com o texto, assinalar a alternativa CORRETA:
A radioatividade é um processo natural em que átomos estáveis emitem radiação para se tornarem mais instáveis.
As consequências da radioatividade no ser humano dependem da quantidade e do tipo de radiação acumulada no organismo.
Pierre e Marie Curie começaram a estudar a radioatividade a partir dos sais de cobalto.
Quando ocorre a integração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).