Leia o texto a seguir:
Além da pizza e da feijoada: por que o hambúrguer virou paixão nacional
Pesquisa mostra que pão brioche, carne bovina e queijo cheddar são favoritos, mas versões personalizadas, autênticas e vegetarianas crescem no gosto popular
Ao pensar em hambúrguer, logo se imagina uma tradição vinda dos Estados Unidos. Muito antes dos americanos, porém, os povos antigos da Ásia Ocidental já consumiam carne amassada dentro de um pão, ambos com formato redondo, por ser mais prático para alimentar as tropas em guerra. De qualquer forma, é fato que o hambúrguer como conhecemos foi popularizado nos EUA e, ao se espalhar mundo afora, virou uma das grandes paixões gastronômicas globais, ganhando inúmeras e deliciosas versões feitas com diversos tipos de pães, carnes, queijos, molhos e afins, e ganhou até um dia Mundial para chamar de seu: 28 de maio [...].
“Hambúrguer foi feito para ser divertido e descomplicado. Comecei pelo x-salada, que é a minha paixão, e trouxe a tendência dos smashes e dos sanduíches de frango empanados”, diz Eduardo Perrone, hamburgueiro e sócio da Meat Dowtown Burgers, casa recém-inaugurada em São Paulo que, inspirada em Nova York, faz sucesso com seus hambúrgueres personalizados, que vão dos clássicos como o x-salada com maionese verde aos autorais como os Pork Porn, de pernil desfiado; o El Gringo, que leva chimichurri; e o Chilli Smash, com toque de chili, passando por sanduíches vegetarianos, que substituem a carne ou o frango por hambúrguer plant based. “Esses hambúrgueres autênticos estão cada vez mais populares no gosto do brasileiro”, completa Perrone.
Realmente, é mesmo. Segundo a BurguerPedia, uma grande pesquisa feita pela Kerry, líder global em nutrição sustentável para alimentos e bebidas, as tendências para o mercado de hambúrguer em 2023 no Brasil apontam para esse caminho. Baseada na análise do cardápio de 64 hamburguerias – entre elas as grandes franquias como McDonalds, Bob´s e Burguer King – o levantamento mostra claramente essa diversificação além do tradicional pão, carne, queijo e molho na preferência dos consumidores, que procuram inovação. “O intuito do estudo é que, através da análise de diversas categorias de menus, sejam mapeados novos sabores, montagens, molhos, queijos e outros componentes dos hambúrgueres”, explica Pedro Tatoni, principal responsável pela pesquisa.
De acordo com o estudo da Kerry, o pão brioche continua sendo o mais utilizado nas montagens dos hambúrgueres e sanduíches com 47% de preferência do público, seguido pelo pão tradicional (27%), pão de gergelim e pão australiano (8%), pão artesanal (3%), pão francês e pão de forma (2%) e pão de batata, de leite e sírio (1%). Nas proteínas, a carne bovina também continua sendo a preferida, com 82,3% de relevância nas aparições das montagens, seguida pelo frango (11%), carne suína (2,79%), embutido (1,71%), peixe (1,40%), cordeiro (0,31%) e frutos do mar (0,16%).
Fonte: https://veja.abril.com.br/gastronomia/alem-da-pizza-e-feijoada-saiba-o-porque-o-hamburguer-e-paixao-nacional/.
Texto adaptado. Acesso em 27/05/2023
“De acordo com o estudo da Kerry, o pão brioche continua sendo o mais utilizado nas montagens dos hambúrgueres e sanduíches com 47% de preferência do público” (4º parágrafo). A expressão conectora destacada cumpre a mesma função da expressão destacada em:
“De qualquer forma, é fato que o hambúrguer como conhecemos foi popularizado nos EUA e, ao se espalhar mundo afora, virou uma das grandes paixões gastronômicas globais” (1º parágrafo)
“Esses hambúrgueres autênticos estão cada vez mais populares no gosto do brasileiro”, completa Perrone” (2º parágrafo)
“Segundo a BurguerPedia, uma grande pesquisa feita pela Kerry, líder global em nutrição sustentável para alimentos e bebidas, as tendências para o mercado de hambúrguer em 2023 no Brasil apontam para esse caminho” (3º parágrafo)
“[...] o levantamento mostra claramente essa diversificação além do tradicional pão, carne, queijo e molho na preferência dos consumidores, que procuram inovação” (3º parágrafo)