De acordo com o documento Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – Saresp (São Paulo, 2009), a principal finalidade de uma matriz de referência de avaliação é
o seu poder de sinalização das estruturas básicas de conhecimentos a serem construídas pelos alunos por meio dos diferentes componentes curriculares em cada etapa da escolaridade básica.
a comparação de um sistema educacional, como o paulista, com outros a partir de indicadores nacionais e internacionais, com a intenção de comprovar a excelência das escolas do Estado na oferta de uma educação de qualidade.
a valorização, a partir do desempenho dos bons alunos, de uma cultura meritocrática escolar, na qual a avaliação promove o compromisso com a aprendizagem e o autodesenvolvimento nas diversas competências.
a desconstrução de parâmetros de equidade sistêmica como forma de estimular que cada escola pratique seu próprio currículo, realizando os princípios de autonomia da escola e autoria docente.
o controle do trabalho escolar e do compromisso do corpo pedagógico da escola com a educação de qualidade, obedecendo às exigências do Currículo Paulista e aos novos desafios de formação para a vida social contemporânea.