De acordo com Morin (2000), a educação do futuro exige que os educadores enfrentem problemas que, por vezes, foram esquecidos. O autor apresenta sete saberes indispensáveis para se pensar a educação contemporânea. Sobre isso, pode-se afirmar:
I- Os sete saberes constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os educadores que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.
II- A condição planetária é um saber que pede extrema urgência a ser ensinado, mesmo que a ameaça ecológica e a degradação da vida planetária não sejam pautas atuais e que os indivíduos já tenham desenvolvido consciência ecológica.
III- A identidade terrena também é um saber, mas não tão importante quanto outros, pois à medida que se constrói a condição planetária como saber, aspectos como a sustentabilidade e a criatividade tecnológica vão sendo desenvolvidos nas crianças.
IV- A ética do gênero humano, ou antropo-ética, diz respeito ao desenvolvimento de habilidades de cunho individual, que visem alcançar a autonomia pessoal de cada indivíduo.
A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens I e IV estão corretos.