De acordo com Kotler e Keller (2012, p. 10), “O ambiente de marketing é constituído pelo microambiente e pelo macroambiente. Os profissionais de marketing devem prestar muita atenção às tendências e evoluções desses ambientes e realizar ajustes oportunos em suas estratégias de marketing”.
A esse respeito, é correto afirmar que
fazem parte do macroambiente de marketing: a empresa, os fornecedores, os distribuidores, os revendedores e os clientes-alvo.
a concorrência, um escopo do macroambiente de marketing, abrange todas as ofertas e os substitutos rivais, reais e potenciais que um comprador possa considerar.
o macroambiente é formado por seis componentes: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal.
dentro do macroambiente de marketing temos a relação com os fornecedores, que deve ser de parceria, pois afeta os processos produtivos de qualquer organização.
o componente demográfico diz respeito ao estudo da população em todos os seus níveis, considerando-se aspectos como tamanho, localização, densidade, sexo, raça, ocupação, entre outros dados, além de ser um importante componente do microambiente de marketing.