Universidade Estadual de Goiás 2022

De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil existem cerca de 240 milhões de cabeças de bovinos, estando entre os maiores rebanhos comerciais do mundo. A Embrapa caracteriza os sistemas produtivos da bovinocultura de corte de acordo com algumas características como diferenças entre produtores (quanto às suas habilidades, recursos, preferências e objetivos), entre as espécies de animais criadas, entre manejo e a tecnologia disponível e a inclusão de variáveis ecológicas, sociais e bioeconômicas. Uma das caracterizações do sistema produtivo da bovinocultura é baseado no regime alimentar, classificando como: sistema extensivo com pastagens nativas ou cultivadas; sistema semi-intensivo (creep feeding, sal proteico e concentrado) e sistema intensivo. Quanto a isso, verifica-se que o sistema

a

semi-intensivo creep feeding tem como base alimentar as pastagens, associadas a suplementos minerais acrescidos de suplementos proteicos e energéticos. A principal diferença está na suplementação alimentar do bezerro a partir de 60 dias de idade em sua instalação própria, longe da mãe.

b

semi-intensivo, com a utilização do concentrado, tem a função de garantir ganho de peso, principalmente na fase de terminação. As rações são compostas somente por alimentos proteicos.

c

extensivo é caracterizado pela utilização de pastagens nativas e cultivadas, sendo estas as únicas fontes de alimentos energéticos e proteicos. Esse grupo representa somente 10% dos sistemas produtivos de carne bovina brasileira, desenvolvendo atividade de cria e engorda.

d

intensivo insere a prática de confinamento na terminação de machos e fêmeas. As atividades de cria, recria e engorda, ou somente de engorda são realizadas todas juntas. Esse sistema representa cerca de 80% dos sistemas produtivos brasileiros.

e

semi-intensivo, com a utilização do sal proteico (também chamado de sal proteinado), tem por objetivo reduzir as perdas de peso e atender às deficiências de nitrogênio na ruminação e demanda proteica do bovino no pastejo.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar